Pode usar notebook na tomada? Prós e contras

Sim, você pode usar seu notebook ligado na tomada. No entanto, isso não é recomendado para aumentar a vida útil da bateria.

Pode usar notebook na tomada? Prós e contras

 

Os notebooks atuais são capazes de permitir o seu uso enquanto recarrega. É importante fazer isso utilizando um carregador original, caso contrário pode haver problemas. Os notebooks possuem um sistema de proteção que gerencia a energia que vem do carregador e da bateria de um modo que o notebook continue funcionando normalmente.
Estes circuitos são capazes de oferecer proteção contra sobrecargas e até danos permanentes à bateria. Um fato muito importante é que a bateria encerra a recarga quando está totalmente carregada em 100%, evitando assim problemas de sobrecarga ou superaquecimento. Os notebooks têm ciclos de vida e é isso que define o quanto uma bateria vai durar. A cada vez que a bateria do notebook é descarregada e carregada, ela perde um ciclo ou parte do ciclo. O número de ciclos de vida que uma bateria de notebook tem pode variar muito de notebook para notebook.
Porém, nem tudo é perfeito. As baterias podem ter sua vida útil reduzida se mantidas na tomada a longo prazo. Por isso, é importante utilizá-lo fora da tomada de vez em quando, mas não deixe descarregar a bateria totalmente.

Dicas para prolongar a vida útil da bateria:

Não deixe a bateria descarregar completamente. A faixa ideal de carga é entre 20% e 80%.
Não use o notebook na tomada se ele estiver superaquecendo muito. O calor excessivo pode danificar a bateria.
Procure fazer uma limpeza interna e troca da pasta térmica a cada 2 anos. Isso ajuda a melhorar a refrigeração do notebook e prolongar a vida útil da bateria.