O Que é BIOS, Como Funciona e Quando Configurar

O Que é BIOS, Como Funciona e Quando Configurar Basic Input/Output System Overclocking e Ajustes Avançados Delete, F2, F10 ou Esc.

O Significado de BIOS é Basic Input/Output System.  A BIOS é uma das partes mais importantes dos computadores, sendo um software embutido em um chip na placa-mãe. Este software é responsável por desempenhar um papel crucial na inicialização do sistema e na comunicação entre o hardware e software do computador.  

A BIOS trabalha desde a inicialização do sistema Operacional, onde vai fazer uma varredura na memória RAM, Processadores, Placa De vídeo e outros hardwares para ver se está tudo funcionando perfeitamente.

A BIOS também possui o papel de identificar e configurar os hardwares, como HD, Mouse, teclado e outros. Depois de ter verificado tudo, a BIOS localiza o sistema Operacional e começa o processo de inicialização. 

Como Acessar e Configurar a BIOS?

O processo para acessar a BIOS pode variar de acordo com as fabricantes de placas-mãe. Na inicialização dos computadores, basta fica cliando na tecla Delete, F2, F10 ou Esc. Assim que carragar a BIOS, navegue pelos menus usando o teclado e siga as instruções do fabricante para fazer as configurações necessárias.

Quando Configurar a BIOS?

Atualização de Novo Hardware: Se você adicionar novos hardware, como uma nova placa de vídeo por exemplo,  pode ser necessário acessar a BIOS para reconhecer e configurar a Placa.

 

Priorização de Dispositivos de Inicialização: Você pode querer formatar o Computador, então pode ser necessário configurar qual dispositivo é prioridade na hora de inicializar ou dar Boot.

Overclocking e Ajustes Avançados: A BIOS oferece a capacidade para configurar o overclocking No entanto, essas configurações devem ser feitas com cautela, pois se feito de maneira incorreta pode danificar o computador.

Pular para o conteúdo