Entenda as Diferenças Entre TN, IPS, VA, WVA e OLED
Alguma vez você já se perguntou por que a tela do seu notebook muda de cor quando você olha de lado ou por que algumas são mais rápidas que outras nos jogos? Isso tem tudo a ver com o tipo de painel utilizado na tela, se é um painel TN, IPS, VA ou OLED.
E hoje eu vou explicar um pouquinho de uma forma bem leiga qual seria a tela mais interessante para o seu uso. Então vamos lá:
Tela TN — talvez a mais comum utilizada em notebooks e também em monitores de PC. Ela se destaca pelo baixo custo e tem um bom tempo de resposta, o que torna uma excelente opção para jogos competitivos. No entanto, tem uma grande limitação quando se trata de ângulo de visão e também por parte da reprodução de cores, sendo um pouco inferior a outros tipos de telas.
Um exemplo bem comum é de você estar utilizando o notebook em uma mesa, você senta na cadeira e ao abrir a tampa do notebook você tem que meio que regular a altura para que você consiga visualizar a imagem perfeitamente — e toda vez você tem que fazer isso. Isso é um caso de telas TN.
Já as telas IPS trazem cores mais vivas e precisas se comparadas às telas TN, além de ter um amplo ângulo de visão. Mesmo olhando de lado, a imagem permanece nítida. Este tipo de tela é indicado para quem trabalha com edição de imagens, vídeos ou trabalha como design gráfico.
Um ponto negativo desta tela é o seu tempo de resposta, que é um pouco maior do que uma tela TN. Mas se for buscar um notebook, tente buscar um notebook que tem uma tela IPS ou WVA, que é bem similar, ok?
Já as telas VA, que é um pouco difícil de encontrar em notebooks, são telas excelentes por conseguir unir o benefício de uma tela TN com os benefícios de uma tela IPS. Elas oferecem o melhor contraste e cores mais fiéis que as TNs, além de ter ângulos de visão razoáveis e um tempo de resposta intermediário.
E por fim, temos a tela OLED, que está cada vez mais presente em notebooks do tipo premium. O benefício delas é que elas entregam cores com tom preto praticamente num tom absoluto, contraste altíssimo e cores intensas, já que cada pixel da tela emite sua luz própria. Além disso, tem um tempo de resposta instantâneo, que tem agradado principalmente profissionais e gamers.
E um ponto negativo desse tipo de tela é que ela é muito cara, o que torna o notebook também extremamente caro no final das contas.